sexta-feira, 18 de maio de 2012


O desenvolvimento da lógica da criança à lógica do adolescente, ou seja, maior autonomia e rigor de raciocínio, teoricamente inicia entre os 11-12 anos e se consolida aos 14-15 para jovens com acesso aos níveis normais de escolarização. Com relação a características estruturais, emergem novas estruturas lógicas ainda mais elaboradas.
Características funcionais do pensamento formal:
1)      ESQUEMAS OPERACIONAIS FORMAIS
2)      CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
3)      CARÁTER PROPOSICIONAL
4)      RELAÇÃO ENTRE O REAL E O POSSÍVEL
5)      CAPACIDADE DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Porém estudos pós-piagetianos mostram limitações do pensamento Operatório Formal:
1)      Necessidade de acesso à escolarização formal
2)      Não é facilmente adquirido e nem de forma homogênea
3)      Conteúdo da tarefa interfere na sua resolução
4)      Alguns indivíduos nunca o atingem
5)      Não é o apogeu o desenvolvimento intelectual (pensamento pós formal)         
6)      Aceitação de contradições, sistemas mais abertos e pensamentos que incluem aspectos sociais e pragmáticos
Portanto, se Calvin pretende ser “bem-sucedido” ele não deve abandonar a escola!!!

         
                                                                                                       Kamilla I. Torquato

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