O desenvolvimento
da lógica da criança à lógica do adolescente, ou seja, maior autonomia e rigor
de raciocínio, teoricamente inicia entre os 11-12 anos e se consolida aos 14-15
para jovens com acesso aos níveis normais de escolarização. Com relação a
características estruturais, emergem novas estruturas lógicas ainda mais
elaboradas.
Características
funcionais do pensamento formal:
1) ESQUEMAS OPERACIONAIS FORMAIS
2) CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
3) CARÁTER PROPOSICIONAL
4) RELAÇÃO ENTRE O REAL E O POSSÍVEL
5) CAPACIDADE DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Porém
estudos pós-piagetianos mostram limitações do pensamento Operatório Formal:
1) Necessidade de acesso à escolarização formal
2) Não é facilmente adquirido e nem de forma homogênea
3) Conteúdo da tarefa interfere na sua resolução
4) Alguns indivíduos nunca o atingem
5) Não é o apogeu o desenvolvimento intelectual (pensamento pós formal)
6) Aceitação de contradições, sistemas mais abertos e pensamentos que
incluem aspectos sociais e pragmáticos
Portanto,
se Calvin pretende ser “bem-sucedido” ele não deve abandonar a escola!!!
Kamilla
I. Torquato
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