É na adolescência que começa a surgir um novo tipo de pensamento, o pensamento formal. Diferentemente do pensamento infantil, o pensamento formal possibilita que os adolescentes possam montar esquemas operacionais, organizando de uma nova forma seus pensamentos e obtendo a capacidade de tirar conclusões antecipas de situações sem se deparar com elas. Torna-se possível também nessa fase formular pensamentos de caráter hipotético-dedutivo, ou seja, formular hipóteses, submetê-las a confirmação e enxergar suas consequências mentalmente. Surge uma relação mais conveniente entre o real e o possível, pois as hipóteses imaginárias como a vontade de "deixar tudo pra trás e descobrir o planeta" são idealizadas, mas depois disso volta-se a realidade e percebe-se que esses sonhos não irão necessariamente se concretizar.
Juntam-se o crescimento corporal, as mudanças de pensamento, a vontade de desafiar o mundo e a busca de uma identidade em uma mistura fascinante que resulta num período mágico chamado adolescência!
Postado por: Vanessa Folz Brum
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