quarta-feira, 26 de junho de 2013

I Olimpíada Estadual de Câmbio da Terceira Idade e Idosos


A Administração Municipal através do Gabinete da Vice-Prefeita juntamente com a Coordenadoria de Política para Idosos promove a I Olimpíada Estadual dos Jogos de Câmbio nas categorias Máster e Sênior. A proposta da atividade é melhorar a qualidade de vida e inclusão social da terceira idade e idosos.
O município tem cinco equipes da modalidade Câmbio constituído, as quais orgulhosamente têm levado o nome de Santa Rosa para várias competições do Estado, como nos últimos jogos realizados pelo SESC Santa Rosa, onde ficaram consagrados como vice-campeões no Câmbio masculino.
Foram mais de 300 atletas que estiveram participando desta Olimpíada, sediada em Santa Rosa. “Sentimo-nos orgulhosos das nossas equipes constituídas e dos nossos valorosos atletas que levam e projetam o nome de Santa Rosa. É política do nosso governo, com o apoio das secretarias de Esporte, Cultura e Turismo incentivarmos a qualidade de vida da nossa população através do esporte”, afirma a Vice-Prefeita, Sandra Padilha.
Para a Coordenadora dos Jogos de Câmbio, Roseli Bess, os jogos buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos e oferecer um momento de integração dos grupos.
Após o encerramento dos jogos a programação segue com um animado baile, à noite, no Clube Cultural. Neste sábado, 21, será realizado um passeio em alguns pontos turísticos da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar. 
Câmbio: é um jogo de voleibol adaptado, devido ao fato de ser jogado com bola e rede de vôlei, mas com regras diferenciadas.


O envelhecimento não é mais encarado como um adoecimento do indivíduo. A terceira idade não é mais enfrentada pelos idosos como um momento no qual as pessoas ficam em casa tricotando e bordando. Os idosos estão cada vez mais ativos. A atividade física traz benefícios mentais e emocionais e, por isso, cada vez mais os idosos buscam atividades que tragam uma melhoria no bem-estar, como academias e esportes coletivos. “Um estilo de vida mais ativo, permite ao idoso manter ou melhorar as suas capacidades funcionais, independência e qualidade de vida.” (Brach et. al., 2004). Por isso, é importante que os municípios realizem atividades esportivas integrativas com os idosos, assim há uma motivação e um aumento da busca de atividades que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo

CLARISSA MOSCHEN PORTZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário