segunda-feira, 1 de julho de 2013

Universidade Aberta da Terceira Idade



“Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser." - George Eliot


A UNATI/UERJ é um centro de estudos, ensino, debates, pesquisas e assistência voltada para questões inerentes ao envelhecimento e que, por meio da formação de recursos humanos em geriatria e gerontologia, vem contribuindo para a formação de profissionais capazes e humanitários.

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária. São promovidos cursos e oficinas aos idosos com o objetivo de atualizá-los, trazer conhecimento e integração à sociedade contemporânea. Como também ajudar a capacitar profissionais de várias áreas a lidar com questões do envelhecimento humano e com problemas da população idosa.

Para fazer parte é necessário ter no mínimo 60 anos. Os cursos são divididos em 4 áreas: educação para saúde, arte e cultura, conhecimento gerais e língua estrangeira, e conhecimentos específicos sobre a 3ª idade.



O trabalho da UNATI é incrível ajudando os idosos a envelheceram com saúde e qualidade de vida: desde exercícios físicos e aulas de alemão, até apoio psicossocial, participação social e cidadania. Pessoas que talvez estivessem se sentindo inúteis por estarem lidando com aposentadoria ou perdidos com o luto de parceiros ou amigos, podem encontrar um novo rumo e aprender coisas novas.


Acredito que tenha muito a ver com Viktor Frankl e o Existencialismo. Ao fazer parte da UNATI o idoso encontra um novo sentido para a vida e a diminuição do vazio existencial. O indivíduo volta a se sentir útil e capaz, dono de si.


FONTE

Ana Paula Heck Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário