quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vamos viajar?

    Geralmente os idosos já estão com a vida financeira estável, criaram seus filhos e se aposentaram, restando tempo livre para aproveitar a vida. Uma opção perfeita para esse tempo é viajar e conhecer novos lugares. O turismo para idosos está crescendo a cada ano, isso acontece pela crescente conscientização da população idosa sobre a importância da atividade física e do lazer para ter uma vida melhor. Percebe-se na pesquisa realizada pela ISTOÉ que 60,9% dos idosos pretende viajar quando se aposentam, e mostra também uma quantia bem relevante de pacotes turísticos vendidos para idosos.



       Há um incentivo com o “Projeto Viaja Mais Melhor Idade”, que é uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa estimular as pessoas a partir de 60 anos (aposentados e pensionistas) a viajar pelo Brasil. Por meio do site do projeto o turista pode verificar uma lista de descontos e vantagens que são oferecidos por empresas de turismo cadastradas.

        Com as viagens os idosos são estimulados ao contato com a natureza, além de resultar em uma re-inclusão do idoso na sociedade e o redescobrimento de motivações e novas possibilidades para a vida depois dos 60 anos.
     Viajar é uma ótima oportunidade para começar novos relacionamentos sociais, que são fundamentais para uma qualidade de vida e um envelhecimento saudável. E ao que tudo indica, viajar diminui a incidência de estados depressivos. Sabe-se também que o contato social parece prolongar a vida, além de proteger do declínio cognitivo. O estresse é um fator que influencia em uma vulnerabilidade para a depressão, e viajar parece amenizar o estresse.

       Idosos viajantes podem estar satisfazendo uma necessidade social, que está inserida em uma das hierarquias de Maslow, (uma abordagem humanista), onde as pessoas tem que construir um círculo de amizade e haver um compartilhamento de afeto com as pessoas. Além disso, o idoso que viaja fica mais confiante e passa a lidar melhor com as situações de conflito que existem nessa etapa da vida, saber lidar com os conflitos deixa as pessoas mais congruentes.

Reportagens que mostram um pouco sobre o turismo e a terceira idade: 
http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/turismo/mais-da-metade-dos-idosos-querem-viajar.html




Gabriela Klein Petry

Nenhum comentário:

Postar um comentário